quarta-feira, 17 de abril de 2013

Uma Empresa Feliz Rende Mais...


"Demonstre confiança nos seus funcionários atribuindo-lhes responsabilidades que façam com que eles se sintam necessários dentro da empresa. Nada mais desestimulante em uma carreira do que se sentir “café-com-leite” no trabalho.

Aumente a complexidade das tarefas conforme o interesse demonstrado, e os níveis de conhecimento e habilidade de cada um para a execução das mesmas. Essa atitude pode, até mesmo, levá-los a buscar mais conhecimento para que estejam aptos a tarefas cada vez mais complexas, fomentando de maneira saudável o desenvolvimento do seu time.

Lembre-se: lidere levando em consideração o estímulo e o nível de competência individual que cada um de seus funcionários apresenta para enfrentar cada desafio. Isso é o que se chama Liderança Situacional.

Trate a todos com respeito, saiba exaltar seus talentos e compreender suas dificuldades. Lembre-se, são todos humanos e estão cheios de qualidades e defeitos. Demonstre interesse neles como indivíduos. A sugestão não é que você se torne o melhor amigo de cada um dos seus funcionários, mas é importante demonstrar interesse por eles e suas opiniões.

Certifique-se de que todos tem tempo fora do trabalho. Cuide para que férias, folgas, horários sejam respeitados. Não os acumule de funções fora do horário de expediente. O tempo de descanso é necessário para que se mantenham produtivos. Eles precisam de tempo para passar com a família, em atividades de lazer, tempo de almoço, etc. Depois de uma tarefa bem executada, é importante reconhecer quem a conduziu. E para aqueles projetos mais complicados, que tal um day-off como recompensa?

Aliás, lembre-se de reconhecimentos e de recompensas. São excelentes maneiras de manter sua equipe engajada. Serviços muito bem feitos, atitudes que favoreçam a empresa e os negócios, enfim, algumas ações merecem ser recompensadas.
Lembre-se de ser generoso com os seus funcionários.


E por fim, sabe aquele funcionário que já está aí com você há anos e que trabalha muito bem, sempre batendo metas, tendo ideias, ajudando o seu negócio a crescer? Que tal pensar em uma participação nos lucros para ele. Essa medida pode ser até uma excelente forma de economia para um pequeno negócio.

Manter bons funcionários engajados e produtivos faz parte da verdadeira missão de um líder."

Texto do Prof Newton Lima da FGV


Link da Reportagem:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário